Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7204
Título: COMPARABILIDADE X UNIFORMIDADE DOS RELATÓRIOS FINANCEIROS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DURANTE O PERÍODO DE TRANSIÇÃO REGULATÓRIA DA CONTABILIDADE BRASILEIRA AO PADRÃO INTERNACIONAL
Palavras-chave: Comparabilidade. Regulação. IFRS. Uniformidade.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: O objetivo desta pesquisa foi testar se existem diferenças significativas entre o comportamento da comparabilidade e da uniformidade dos relatórios financeiros durante e após o período de adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil. As companhias analisadas foram as de capital aberto com dados disponíveis durante o período 2002 a 2012. A medida de comparabilidade utilizada foi a similaridade da função contábil de DeFranco, Kothari e Verdi (2011) e a de uniformidade foi a co-movimentação dos lucros de Lang, Maffett e Owens (2010). Os resultados encontrados comprovaram para as empresas analisadas que a comparabilidade e a uniformidade possuem comportamentos distintos durante o período de alteração regulatória que ocorreu na contabilidade brasileira. Enquanto a comparabilidade não diminuiu durante a transição e obteve um ganho significativo após a adoção das normas internacionais a uniformidade teve uma queda significativa durante a transição e após a adoção do padrão internacional no Brasil. Esta pesquisa demonstrou que a comparabilidade dos relatórios financeiros não pode ser confundida com a sua uniformidade e que o aumento da variabilidade das escolhas dos gestores tende a diminuir a uniformidade mas não a comparabilidade dos relatórios financeiros.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7204
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/257
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.