Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7238
Título: ESTUDO DESCRITIVO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CONTABILIDADE GERENCIAL NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DA LEGITIMIDADE
Palavras-chave: Contabilidade gerencial. Legitimidade. Contabilidade.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: Em diferentes partes do mundo têm sido realizados esforços na busca da legitimidade da contabilidade gerencial. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é descrever o desenvolvimento da contabilidade gerencial no Brasil sob a perspectiva da legitimidade sociopolítica e cognitiva. Para atingir o objetivo proposto, em relação à legitimidade sociopolítica, foram pesquisados documentos, normas e resoluções de órgãos oficiais e de representação de classe, e para analisar a legitimidade cognitiva foram pesquisadas publicações nos principais periódicos de contabilidade, congressos e seminários, grades curriculares de cursos de Ciências Contábeis de universidades federais, linhas de pesquisa de docentes de pós-graduação e livros e manuais de referência. Os resultados mostram, descritivamente, que a contabilidade gerencial no Brasil apresenta legitimidade sociopolítica que ainda carece de maior reconhecimento e inserção nos órgãos de representação e de classe, ao passo que, em termos de legitimidade cognitiva, apresenta-se consolidada nas pesquisas em periódicos e congressos, possui forte presença em linhas de pesquisa e pesquisadores, apesar de ainda apresentar baixa inserção em disciplinas nas universidades federais.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7238
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/124
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.