Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7260
Título: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E O AUDIT DELAY
Autor(es): "Agradecimento: Os autores agradecem à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (processo 2017/24426-8) pelo apoio na realização desta pesquisa."
Palavras-chave: Informação Contábil; Qualidade da auditoria; Audit Delay
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: Informação contábil divulgada pode implicar na alocação de recursos no mercado, uma vez que os usuários utilizam essas informações no processo de tomada de decisão. Logo é necessário que tais informações sejam apresentadas com qualidade, para mais bem embasar os processos de decisão. Sendo assim, pesquisas que analisam qualidade da informação contábil tende a serem relevantes para o funciomanento desse mercado. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi analisar a relação entre as características qualitativas da informação contábil e o atraso na entrega das demonstrações financeiras padronizadas (DFPs), aspecto ainda não observado pela literatura nacional e internacional. Para isso, se observou as empresas brasileiras de capital aberto, no período trimestral de 2010 a 2017, via regressão múltipla com dados dispostos em painel, analisando as seguintes características qualitativas observadas: i) conservadorismo, via modelos de Basu (1997) e Ball e Shivakumar (2005); ii) persistência, considerando o modelo de Dechow e Scharnd (2004); iii) relevância, por meio dos modelos de Ohlson (1995) e Easton (1999); iv) tempestividade, via modelo de Lopes e Walker (2008). Os resultados indicaram que a informação de empresas com maior atraso na entrega das DFPs se apresentaram menos conservadora, menos relevante, menos tempestiva e menos persistente. Portanto, o estudo sinaliza aos usuários da informação contábil que maior atraso na entrega das DFPs indica que a informação contábil das empresas não apresenta as características qualitativas esperadas, aspecto que pode auxiliá-los em suas decisões de investimento.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7260
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/621
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.