Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7341
Título: Refletindo sobre a fenomenografia na prática de pesquisa qualitativa em organizações: pesquisador reflexivo e reflexão pública
Palavras-chave: Administração; metodologia de pesquisa; pesquisa qualitativa
Fenomenografia; pesquisa qualitativa; reflexão na ação; reflexão sobre a ação; pesquisador reflexivo
Descrição: O paradigma interpretacionista no campo dos estudos organizacionais significa uma alternativa à hegemonia das pesquisas de epistemologia funcionalista. Nesta postura epistemológica, insere-se a fenomenografia, abordagem teórica e metodológica de pesquisa que examina um fenômeno a partir de como os indivíduos o vivenciam, o entendem e o concebem na prática. Devido à fenomenografia ser, ainda, pouco difundida no campo de administração no Brasil, desafios foram percebidos durante a realização de uma pesquisa fenomenográfica, no que tange à operacionalização do método, e provocaram reflexão do pesquisador. Por sua vez, este artigo visa a provocar a reflexão pública entre os pesquisadores sobre o conhecimento gerado pela adoção da fenomenografia numa pesquisa em organização pública. Para tanto, se compartilham os desafios percebidos e as decisões tomadas durante e após a experiência vivida no campo pelo pesquisador. Os resultados e o aprendizado alcançados pelo processo de refletir durante e após esta pesquisa qualitativa fenomenográfica explicitam a relação epistemologia/metodologia no delineamento de pesquisa aplicada em Administração, e, assim, podem subsidiar as decisões metodológicas de outros pesquisadores.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7341
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/5445
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.