Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7390
Título: Determinants of the success of equity crowdfunding campaigns
Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding
Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding
Palavras-chave: financiamento de startups
captação de recursos
equity crowdfunding
fintechs
sucesso
financiamento de startups
captação de recursos
equity crowdfunding
fintechs
sucesso
startup financing
fundraising
equity crowdfunding
fintechs
success
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: Tendo em vista que o equity crowdfunding cresceu significativamente no Brasil e que tal mercado tem sido frequentemente procurado pelas startups como alternativa à escassez de crédito, este trabalho investigou os elementos que determinam o sucesso de suas campanhas de financiamento. Este artigo preenche a lacuna relacionada à ausência de trabalhos que analisaram a probabilidade e o tempo de sucesso do financiamento de startups. No Brasil, as pesquisas a esse respeito ainda são iniciais e pouco tem sido discutido sobre o que pode determinar o sucesso desse tipo de financiamento. Os achados aqui apresentados fornecem contribuições gerenciais para diferentes stakeholders, desde gestores de plataformas e empreendedores, até o cidadão comum, que em última análise atua como indutor de mudança na sociedade, sem a necessidade de intermediários financeiros. A discussão em torno dos elementos que influenciam o sucesso do financiamento de startups revelou que as características do perfil dos empreendimentos foram capazes de determinar o sucesso do financiamento. Tais informações aplicadas à dinâmica de alocação de recursos nesse mercado podem gerar mais eficiência financeira para agentes privados como parâmetro de desempenho de investimento e, para agentes públicos, como insumos para fiscalização. Utilizaram-se a regressão logística com efeitos marginais e dummy para efeitos fixos no tempo. A análise do tempo de sucesso foi realizada via modelos de sobrevivência. A amostra compreende 99 campanhas de financiamento de startups de 2014 a 2017. Este estudo identificou que a meta financeira, a categoria do empreendimento, a participação de advisor, a duração da campanha e o tipo de participação oferecida ao investidor afetam positivamente tanto a probabilidade quanto a velocidade do sucesso do financiamento das startups. Sua contribuição reside no uso desses achados para formulação de estratégias orientadas para a estimativa do sucesso, as quais permitem a alocação adequada de recursos financeiros.
Given that equity crowdfunding has grown significantly in Brazil and that this market has been frequently sought by startups as an alternative to scarce credit, this study investigated the elements that determine the success of their financing campaigns. The article fills the gap related to the absence of studies analyzing the probability and time of success of startup financing. In Brazil, the research on this is still in its infancy and there has been little discussion regarding what can determine the success of this type of financing. The findings presented here provide managerial contributions for different stakeholders, ranging from platform managers and entrepreneurs to the ordinary citizen, who ultimately acts as an inducer of change in society, without the need for financial intermediaries. The discussion around the elements that influence the success of startup financing has revealed that the characteristics of the venture profile have been able to determine the success of the financing. This information applied to the dynamic of resource allocation in this market can generate more financial efficiency for private agents as an investment performance parameter and, for public agents, as an input for monitoring. The logistic regression with marginal effects and a dummy for time fixed effects were used. The time of success analysis was carried out via survival models. The sample covers 99 startup financing campaigns from 2014 to 2017. The study identified that the financial goal, the venture category, advisor participation, the campaign duration, and the type of equity offered to the investor positively affect both the probability and speed of success of the startup financing. Its contribution lies in the use of these findings to formulate strategies geared toward estimating success, which enable an appropriate allocation of financial resources.
Tendo em vista que o equity crowdfunding cresceu significativamente no Brasil e que tal mercado tem sido frequentemente procurado pelas startups como alternativa à escassez de crédito, este trabalho investigou os elementos que determinam o sucesso de suas campanhas de financiamento. Este artigo preenche a lacuna relacionada à ausência de trabalhos que analisaram a probabilidade e o tempo de sucesso do financiamento de startups. No Brasil, as pesquisas a esse respeito ainda são iniciais e pouco tem sido discutido sobre o que pode determinar o sucesso desse tipo de financiamento. Os achados aqui apresentados fornecem contribuições gerenciais para diferentes stakeholders, desde gestores de plataformas e empreendedores, até o cidadão comum, que em última análise atua como indutor de mudança na sociedade, sem a necessidade de intermediários financeiros. A discussão em torno dos elementos que influenciam o sucesso do financiamento de startups revelou que as características do perfil dos empreendimentos foram capazes de determinar o sucesso do financiamento. Tais informações aplicadas à dinâmica de alocação de recursos nesse mercado podem gerar mais eficiência financeira para agentes privados como parâmetro de desempenho de investimento e, para agentes públicos, como insumos para fiscalização. Utilizaram-se a regressão logística com efeitos marginais e dummy para efeitos fixos no tempo. A análise do tempo de sucesso foi realizada via modelos de sobrevivência. A amostra compreende 99 campanhas de financiamento de startups de 2014 a 2017. Este estudo identificou que a meta financeira, a categoria do empreendimento, a participação de advisor, a duração da campanha e o tipo de participação oferecida ao investidor afetam positivamente tanto a probabilidade quanto a velocidade do sucesso do financiamento das startups. Sua contribuição reside no uso desses achados para formulação de estratégias orientadas para a estimativa do sucesso, as quais permitem a alocação adequada de recursos financeiros.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7390
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179096
10.1590/1808-057x202010460
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.