Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7395
Título: CEO narcissism and corporate tax avoidance
Narcisismo do CEO e o tax avoidance corporativo
Narcisismo do CEO e o tax avoidance corporativo
Palavras-chave: narcissism
tax avoidance
chief executive officer (CEO)
corporate reputation
personality disorder
narcisismo
tax avoidance
chief executive officer (CEO)
reputação corporativa
transtorno de personalidade
narcisismo
tax avoidance
chief executive officer (CEO)
reputação corporativa
transtorno de personalidade
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: Narcissism (NARC) in senior executives has a perceptible impact on corporate decision-making and strategies and is often associated with unethical and opportunistic behaviors, including tax avoidance (TA). In this study, we therefore evaluated the association between chief executive officer (CEO) NARC and TA in Brazilian public firms. By focusing on Brazil, an emerging economy regulated by code law, our investigation makes an important contribution to the accounting literature on TA. Most studies examining the relation between corporate TA and CEO personality profile have been conducted in common law countries. According to the literature, TA behaviors are influenced by tax system specifics. In addition, the home country’s level of economic development should be taken into account when quantifying corporate TA. These observations, and the lack of previous investigation focusing on Brazil, ratify the relevance of the study. Our study also provides tax authorities, auditors, and investors with tools to identify narcissistic behaviors predictive of corporate TA, which may demand precautionary measures on part of business partners. The sample consisted of 68 Brazilian public firms (382 observations), covering the period 2010-2017, and a robust regression model with panel data was used. TA and NARC were measured with secondary data according to the literature. Our findings show a positive correlation between CEO NARC and TA. Executives with this personality trait come across as bold or aggressive, thus more prone to adopt TA strategies, as confirmed in the present study. The study contributes to the literature by demonstrating how a personality disorder like NARC affects corporate tax policies, with potential damage to corporate reputation.
O narcisismo (NARC) em executivos seniores exerce um impacto perceptível nas decisões e estratégias corporativas e é frequentemente associado a comportamentos antiéticos e oportunistas, incluindo o tax avoidance (TA). Neste estudo, avaliamos, portanto, a associação entre o NARC do chief executive officer (CEO) e o TA em empresas brasileiras de capital aberto. Ao focar no Brasil, uma economia emergente regulamentada por legislação codificada, nossa investigação realiza uma importante contribuição à literatura contábil sobre o TA. A maioria dos estudos que examinam a relação entre o TA corporativo e os traços de personalidade do CEO foi realizada em países que adotam o common law. De acordo com a literatura, os comportamentos de TA são influenciados pelas especificidades do sistema tributário. Além disso, o nível de desenvolvimento econômico do país de origem deve ser levado em consideração na quantificação do TA corporativo. Essas observações e a ausência de investigações anteriores com foco no Brasil reforçam a relevância do estudo. Nosso estudo também oferece às autoridades tributárias, auditores e investidores ferramentas para a identificação de comportamentos narcisistas preditivos de TA corporativo, os quais podem exigir medidas de precaução por parte dos parceiros de negócios. A amostra foi composta por 68 empresas brasileiras de capital aberto (382 observações), abrangendo o período entre 2010 e 2017, e foi utilizado um modelo de regressão robusto com dados em painel. O TA e o NARC foram medidos com dados secundários, de acordo com a literatura. Nossos resultados mostram uma correlação positiva entre o NARC do CEO e o TA. Executivos com esse traço de personalidade parecem ousados ou agressivos, portanto mais propensos a adotar estratégias de TA, como confirmado no presente estudo. O estudo contribui para a literatura ao demonstrar como um transtorno de personalidade como o NARC afeta as políticas de tributos das empresas, com danos potenciais à reputação corporativa.
O narcisismo (NARC) em executivos seniores exerce um impacto perceptível nas decisões e estratégias corporativas e é frequentemente associado a comportamentos antiéticos e oportunistas, incluindo o tax avoidance (TA). Neste estudo, avaliamos, portanto, a associação entre o NARC do chief executive officer (CEO) e o TA em empresas brasileiras de capital aberto. Ao focar no Brasil, uma economia emergente regulamentada por legislação codificada, nossa investigação realiza uma importante contribuição à literatura contábil sobre o TA. A maioria dos estudos que examinam a relação entre o TA corporativo e os traços de personalidade do CEO foi realizada em países que adotam o common law. De acordo com a literatura, os comportamentos de TA são influenciados pelas especificidades do sistema tributário. Além disso, o nível de desenvolvimento econômico do país de origem deve ser levado em consideração na quantificação do TA corporativo. Essas observações e a ausência de investigações anteriores com foco no Brasil reforçam a relevância do estudo. Nosso estudo também oferece às autoridades tributárias, auditores e investidores ferramentas para a identificação de comportamentos narcisistas preditivos de TA corporativo, os quais podem exigir medidas de precaução por parte dos parceiros de negócios. A amostra foi composta por 68 empresas brasileiras de capital aberto (382 observações), abrangendo o período entre 2010 e 2017, e foi utilizado um modelo de regressão robusto com dados em painel. O TA e o NARC foram medidos com dados secundários, de acordo com a literatura. Nossos resultados mostram uma correlação positiva entre o NARC do CEO e o TA. Executivos com esse traço de personalidade parecem ousados ou agressivos, portanto mais propensos a adotar estratégias de TA, como confirmado no presente estudo. O estudo contribui para a literatura ao demonstrar como um transtorno de personalidade como o NARC afeta as políticas de tributos das empresas, com danos potenciais à reputação corporativa.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7395
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179162
10.1590/1808-057x202009800
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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