Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7396
Título: Relationship between market discipline and capital buffers in Brazilian banks
Relação entre disciplina de mercado e o buffer de capital nos bancos brasileiros
Relação entre disciplina de mercado e o buffer de capital nos bancos brasileiros
Palavras-chave: market discipline
banks
disclosure
capital buffer
disciplina de mercado
bancos
disclosure
buffer de capital
disciplina de mercado
bancos
disclosure
buffer de capital
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre a disciplina de mercado e o buffer de capital dos bancos brasileiros, identificando os canais de materialização desse fenômeno. A literatura sobre disciplina de mercado e o buffer de capital tem se concentrado em países desenvolvidos. No Brasil é um tema incipiente, não obstante as características do mercado representarem oportunidade relevante de ampliação de estudos a respeito. Mesmo com as especificidades de economia emergente, a indústria bancária brasileira fornece campo vasto para estudo da disciplina de mercado e o buffer de capital, dado que os bancos têm alavancagem com investidores, agentes sensíveis a alterações no apetite a risco dessas entidades. Este estudo contribui para a compreensão da dinâmica da disciplina de mercado na indústria bancária e o fomento às discussões sobre o papel dessa supervisão privada na promoção da transparência e da solidez do sistema financeiro, fornecendo subsídios e diretrizes para a regulação bancária. Utilizando dados de 193 bancos brasileiros, de 2001 a 2017, os testes empíricos compreenderam a estimação de modelo de dados em painel, com o uso de mínimos quadrados em dois estágios (two stage least squares – TSLS), seguindo Ayuso et al. (2004), Flannery e Rangan (2004) e Nier e Baumann (2006). Como a disciplina exercida pelo monitoramento e influência do mercado não é diretamente verificável por agentes externos, foram desenvolvidas seis proxies baseadas no custo de captação, nos depósitos não segurados, na dívida subordinada e no disclosure. O buffer de capital foi representado pela diferença entre o capital apurado pela instituição e o requerimento mínimo regulatório. Os resultados dos testes empíricos revelaram associação positiva entre o buffer de capital e a disciplina de mercado, fornecendo evidências da presença dessa supervisão privada na indústria bancária brasileira.
The aim of this study was to investigate the relationship between the market discipline and the capital buffers of Brazilian banks, identifying the channels through which this phenomenon materializes. The literature on market discipline and capital buffers has focused on developed countries. In Brazil, the topic is in its infancy, despite the characteristics of the market representing a relevant opportunity for broadening the related studies. Even with the specificities of an emerging market, the Brazilian banking industry provides a vast field for studying market discipline and capital buffers, given that the banks have leverage with investors, who are sensitive agents to alterations in the risk appetite of those entities. This study contributes to understanding the dynamics of the market discipline in the banking industry and to fostering discussions about the role of that private supervision in promoting the transparency and solidity of the financial system, providing support and guidelines for banking regulation. Using data from 193 Brazilian banks, from 2001 to 2017, the empirical tests included the estimation of panel data models, with the use of two-stage least squares (TSLS), following Ayuso et al. (2004), Flannery and Rangan (2004), and Nier and Baumann (2006). As the discipline exercised by the monitoring and influence of the market is not directly verifiable by external agents, six proxies were developed based on the cost of fundraising, on unsecured deposits, on subordinated debt, and on disclosure. The capital buffer was represented by the difference between the capital calculated by the institution and the minimum regulatory requirement. The results of the empirical tests revealed a positive association between the capital buffer and market discipline, providing evidence of the presence of that private supervision in the Brazilian banking industry.
O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre a disciplina de mercado e o buffer de capital dos bancos brasileiros, identificando os canais de materialização desse fenômeno. A literatura sobre disciplina de mercado e o buffer de capital tem se concentrado em países desenvolvidos. No Brasil é um tema incipiente, não obstante as características do mercado representarem oportunidade relevante de ampliação de estudos a respeito. Mesmo com as especificidades de economia emergente, a indústria bancária brasileira fornece campo vasto para estudo da disciplina de mercado e o buffer de capital, dado que os bancos têm alavancagem com investidores, agentes sensíveis a alterações no apetite a risco dessas entidades. Este estudo contribui para a compreensão da dinâmica da disciplina de mercado na indústria bancária e o fomento às discussões sobre o papel dessa supervisão privada na promoção da transparência e da solidez do sistema financeiro, fornecendo subsídios e diretrizes para a regulação bancária. Utilizando dados de 193 bancos brasileiros, de 2001 a 2017, os testes empíricos compreenderam a estimação de modelo de dados em painel, com o uso de mínimos quadrados em dois estágios (two stage least squares – TSLS), seguindo Ayuso et al. (2004), Flannery e Rangan (2004) e Nier e Baumann (2006). Como a disciplina exercida pelo monitoramento e influência do mercado não é diretamente verificável por agentes externos, foram desenvolvidas seis proxies baseadas no custo de captação, nos depósitos não segurados, na dívida subordinada e no disclosure. O buffer de capital foi representado pela diferença entre o capital apurado pela instituição e o requerimento mínimo regulatório. Os resultados dos testes empíricos revelaram associação positiva entre o buffer de capital e a disciplina de mercado, fornecendo evidências da presença dessa supervisão privada na indústria bancária brasileira.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7396
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179165
10.1590/1808-057x202010400
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.