Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1831
metadata.atena.dc.title: Presença dos Artefatos Concretos da Cultura Organizacional nas Grandes Empresas Áreas Brasileiras
metadata.atena.dc.creator: Sabrina Nascimento; Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
Alexandre Matos Pereira; Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
Rony Petson Santana Souza; Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP I)
Irani Rocha; Universidade Regional de Blumenau
Denise Del Prá Netto Machado; Universidade Regional de Blumenau
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
metadata.atena.dc.description: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os Artefatos Concretos da Cultura Organizacional operacionalizados por Machado (2004) nos Relatórios Anuais e Balanço Social das grandes empresas aéreas brasileiras. A metodologia adotada na consecução do presente estudo teve como base um estudo de múltiplos casos de duas grandes empresas aéreas TAM S/A e GOL Linhas Aéreas Inteligentes S/A escolhidas de forma intencional em detrimento da acessibilidade das informações. Assim, a pesquisa configura-se como descritiva por meio de uma abordagem documental e quantitativa. Realizou-se a análise de conteúdo dos Relatórios Anuais e Balanço Social destas empresas em 2008, por meio da busca das terminologias criadas com base na operacionalizado proposta por Machado (2004), na seqüência realizou-se a verificação da qualidade das informações evidenciadas a partir da categorização criada por Beuren, Boff e Hein (2008) e a mensuração destas informações por meio do modelo apresentado por Beuren et al. (2009). Assim, os achados do estudo revelam que a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S/A apresenta uma maior evidenciação quanto aos Artefatos Concretos na categoria Artefatos Físicos e Verbais. Destaca-se ainda que, é perceptível a preocupação das empresas analisadas quanto aos seus funcionários nos aspectos de treinamento (Artefatos Comportamentais) e remuneração variável (Artefatos Verbais). Neste sentido, torna-se evidente a presença dos Artefatos Concretos da Cultura Organizacional nas grandes empresas áreas brasileiras.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1831
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/863
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.