Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1919
metadata.atena.dc.title: O Analfabetismo Funcional e a Contabilidade: Um Estudo Exploratório com Alunos Concluintes da Graduação das Instituições de Ensino Superior do Estado do Espírito Santo
metadata.atena.dc.creator: João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento; FUCAPE
Valcemiro Nossa; FUCAPE
Moisés Balassiano; FUCAPE
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
metadata.atena.dc.description: O analfabetismo funcional compreende cidadãos com limitada capacidade de leitura, escrita e cálculos inerentes à vida social e profissional, mas que tiveram acesso ao sistema de educação formal. Considerando o atual cenário de julgamento da essência sobre a forma advindo da convergência às International Financial Reporting Standards (IFRS), o presente estudo se propôs a investigar se o analfabetismo funcional é um fenômeno relevante utilizando uma amostra de alunos concluintes de um curso de graduação em Ciências Contábeis. Por meio da utilização de questionário composto de questões oriundas da National Assessment of Adult Literacy – NAAL, em 1993, foi desenvolvido um modelo que utiliza o Escore Verdadeiro da Teoria de Resposta ao Item como variável dependente aplicando as técnicas de Análise de Cluster e Regressão Logística. Como resultado, observou-se que o analfabetismo funcional é relevante em alunos concluintes do curso de Graduação, dado que 40% da amostra apresentaram evidências do fenômeno. Os graduandos apresentaram um percentual de acerto médio global de, aproximadamente, 45% em questões que captavam habilidades em documentos, habilidades quantitativas e habilidades em prosa. Esses itens deficitários avaliavam a capacidade de aplicar novas informações para realizar inferências, a capacidade de tomada de decisão e, por fim, a capacidade quantitativa e computacional. Diante desses resultados, pode-se concluir que o analfabetismo funcional impacta negativamente o aprendizado e, no segundo momento quando os alunos estiverem no mercado de trabalho, deteriorando a qualidade da informação gerada.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1919
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/1937
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.