Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1928
metadata.atena.dc.title: Impacto do Sistema de Recompensa e do Acesso às Informações sobre o Desempenho Individual no Empowerment Psicológico e o seu Reflexo na Eficácia Gerencial de Empresa Multinacional
metadata.atena.dc.creator: Sabrina do do Nascimento; UNIVALI
Ilse Maria Beuren; UFPR
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
metadata.atena.dc.description: O estudo objetiva verificar o impacto das variáveis sistema de recompensa e acesso às informações sobre o desempenho individual (antecedentes) no empowerment psicológico segundo o modelo de Spreitzer (1995), e o seu reflexo na eficácia gerencial (consequente) aferida pelo alcance das metas estabelecidas no sistema de recompensa, em uma empresa multinacional. Fundamenta-se o estudo no modelo conceitual de empowerment psicológico de Spreitzer (1995) e da sua rede estrutural utiliza duas variáveis antecedentes (sistema de recompensa e acesso às informações) como inputs e uma variável consequente (eficácia gerencial) como output. O constructo da pesquisa consubstancia-se de operacionalizações realizadas por Spreitzer (1995) e Lawler III (2003). Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada em empresa multinacional de origem americana, com uma unidade fabril instalada no Sul do Brasil. O questionário aplicado aos empregados desta unidade fabril foi adaptado de Spreitzer (1995), e contém 24 questões fechadas com escala Likert de sete pontos. Na análise dos dados aplicou-se a técnica estatística de regressão linear com a utilização do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados da pesquisa evidenciam a presença das dimensões de competência, significado, impacto e autodeterminação do empowerment psicológico. A eficácia gerencial da empresa, aferida pelo alcance das metas estabelecidas no sistema de recompensa, não demonstrou relação significante com as dimensões do empowerment psicológico. Conclui-se que o sistema de recompensa e o acesso às informações sobre o desempenho individual impactam no empowerment psicológico e se refletem parcialmente na eficácia gerencial da empresa. Palavras-chave: Sistema de Recompensa. Acesso às informações sobre desempenho individual. Empowerment Psicológico. Eficácia Gerencial.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1928
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/2073
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.