Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1933
metadata.atena.dc.title: Fatores Incentivadores da Publicação de Guidance pelas Empresas do Ibovespa e sua Conformidade com o Pronunciamento de Orientação N° 04/2008 do CODIM
metadata.atena.dc.creator: Helio Macedo Neto; UFC
Alessandra Carvalho de Vasconcelos; UFCE
Márcia Martins Mendes De Luca; UFCE
Hugo Santana de Figueirêdo Junior; UFCE
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
metadata.atena.dc.description: À medida que cresce a demanda de recursos no mercado de capitais nacional, surge a necessidade das empresas em publicarem estimativas de resultados para manterem ou atraírem novos investidores. O guidance, publicação de resultados futuros, surge neste cenário como resposta a este movimento. Nessa perspectiva, a pesquisa investiga prováveis fatores incentivadores da publicação de guidance pelas empresas do Ibovespa, analisando o atendimento ao Pronunciamento 04/2008, do CODIM. A investigação abrangeu fatores relacionados ao ambiente institucional (segmento de listagem na BM&FBovespa e listagem de ações em bolsas estrangeiras) e a três grupos de interesse (fornecedores, empregados e investidores). De natureza qualitativa, a pesquisa exploratória utilizou a técnica análise de conteúdo. Após a análise dos Formulários de Referência das 62 empresas, foi possível constatar a publicação de guidances em 2010 por 26 delas, ou seja, 41,9% da carteira teórica do Ibovespa. Os resultados indicam que os fatores analisados foram considerados incentivadores da evidenciação de perspectivas de resultados futuros, conforme apregoado pela Teoria Institucional e pela Teoria dos Stakeholders. Esses resultados sugerem que as empresas pesquisadas fornecem informações sobre estimativas futuras para manter ou garantir sua legitimidade no mercado e perante seus stakeholders. Contudo, a análise de conteúdo revelou que os guidances publicados pelas empresas não atendem de forma satisfatória ao Pronunciamento 04/2008.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1933
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/2078
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.