Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2921
Título: Utilizando os Passos da Teoria das Restrições para a Melhoria Contínua da Produção: um Estudo Aplicado a uma Fábrica de Jeans
Palavras-chave: Administração; Contabildiade Gerencial; Gestão de Processo Produtivo
Teoria das Restrições; melhoria contínua; cinco passos da TOC; tambor-pulmão-corda.
Descrição: Este artigo apresenta o mapeamento do processo de produção de uma fábrica de jeans com potencial de incremento de produtividade. O objetivo principal foi investigar os principais problemas do seu processo produtivo utilizando as ferramentas da Teoria das Restrições (Theory of Constraints – TOC), que busca otimizar a produção de uma organização por meio da identificação das restrições do sistema, minimizando-as ou eliminando-as, e sugerir a implementação de mudanças a fim de melhorar o desempenho global da fábrica. Os resultados apontaram que a principal restrição era o excesso de erros no setor de costura ocasionado por um determinado grupo de costureiras. Sugeriu-se, então, a utilização das ferramentas citadas como forma de solução para as restrições. Agora, há a necessidade de aplicação, pela empresa, das sugestões propostas, de modo a evidenciar - ou não - a melhoria nos resultados, especialmente pela atuação direta na produção, eliminando as paradas, ainda que também pela mudança de perspectiva. A pesquisa realizada é aplicada e exploratória, e, para proceder ao levantamento descrito acima, foram realizadas entrevistas e várias visitas à fábrica.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2921
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/64
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.