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Título: Percepções de Clientes de Serviço de Ensino Superior: um Estudo de Validação de Escala
Palavras-chave: Administração de Empresas; Marketing
Marketing de serviços; Validação de escala; Universidades privadas
Descrição: O atual cenário do ensino superior particular no Brasil apresenta excesso de vagas ofertadas, com simultânea elevação do nível de inadimplência. Nesse contexto, as instituições de ensino superior são premidas a se preocupar com a qualidade dos serviços ofertados e com a satisfação dos alunos. Fundamentado em quadro teórico do Marketing de Serviços, onde os ativos tangíveis são considerados relevantes na avaliação do serviço pelos usuários, este artigo avalia o grau de ajuste de escala desenvolvida para avaliação da qualidade do serviço de educação em universidades privadas. Para tanto, foi realizada pesquisa de survey com amostra de conveniência constituída por 265 alunos do curso de Medicina oferecido por instituição privada de ensino superior. O instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado, com escala Likert, e as informações foram tratadas com modelagem de equações estruturais (MEE). Os resultados revelaram que a escala testada apresenta níveis de ajustamento superiores aos recomendados pela literatura de MEE. Por conseguinte, desafiam o paradigma vigente do Ministério da Educação, que, indiferente, às reais percepções e necessidades dos estudantes, insiste em manter seu instrumento de avaliação para reconhecimento dos cursos de Medicina ancorado em uma distribuição de pesos onde instalações físicas comportam 40% do total, enquanto o corpo docente recebe apenas 30%.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2955
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/420
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