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Título: Perfil de Consumidores de Calçados de Couro: um Estudo de Segmentos de Mercado
Palavras-chave: Administração; Marketing; Comportamento do Consumidor;Marketing; Comportamento do consumidor; Segmentação; Analise de clusters; Modelo de Wiersema.
Descrição: Este trabalho teve como objetivo analisar o perfil dos consumidores de calçados de couro. Considerando um modelo de segmentação em termos específicos, este estudo busca verificar sua adequabilidade ao contexto brasileiro; e identificar possíveis segmentos de mercado. Para tanto, conduziu-se um estudo quantitativo-descritivo junto a 418 consumidores de calçados de couro, moradores da zona urbana da cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Para analisar os dados, utilizou-se análise fatorial exploratória e análise de cluster. Os resultados revelaram a formação de oito fatores referentes ao comportamento de compra: Inovador, Inseguro, Conservador, Decidido, Auto-confiante, Indeciso, Apreciador e Fácil escolha. Além disso, foram identificados sete segmentos de mercado distintos em hábitos e preferências: Inovadores (13,9%), Profissionais (15,3%), Dissonantes (8,8%), Inseguros (17,2%), Seguros (15,1%), Práticos e objetivos (18,6%) e Conservadores (11%). O estudo traz contribuição gerencial, a partir do momento em que identifica perfis distintos de consumidores de calçados, indicando para as empresas possíveis estratégias de mercado. Também contribui academicamente ao aplicar um modelo de segmentação, encontrando resultados interessantes para o contexto brasileiro. 
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/crc/handle/123456789/2959
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/402
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