Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2963
Título: Padrão de Concorrência na Indústria de Commodities: um Estudo Internacional Envolvendo Empresas Produtoras de Zinco
Palavras-chave: Administração
padrão de concorrência; inovação; internacionalização.
Descrição: O crescimento da economia mundial tem acelerado a demanda por metais básicos, incluindo o zinco, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento, desencadeando alta demanda, restrições de oferta e baixos estoques. Considerando-se a complexidade e as oportunidades potenciais da indústria mundial do zinco, em especial por esse metal ser amplamente utilizado em processos de proteção do aço contra corrosão, o objetivo deste estudo foi duplo: verificar a aderência da indústria mundial do zinco à taxonomia proposta por Ferraz, Kupfer e Haguenauer (1995) acerca do padrão de concorrência na indústria de commodities, e pontuar estratégias de inovação e de internacionalização adotadas pelas empresas que atuam nesse setor. Para tanto, foi conduzida pesquisa exploratória qualitativa no Brasil e internacionalmente, utilizando-se questionário estruturado, contendo perguntas fechadas, com seleção dos sujeitos. Os resultados apontaram que há aderência da indústria mundial do zinco à taxonomia considerada, e indicaram a importância da internacionalização das empresas desse setor, ao mesmo tempo em que ganham destaque suas atividades de inovação. 
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2963
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/467
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.