Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2966
Título: Internacionalização de empresas familiares de pequeno e médio porte
Palavras-chave: Administração
comércio internacional de serviços; teorias de internacionalização; empresas familiares; estratégias de internacionalização
Descrição: O objetivo deste artigo é apresentar as estratégias de internacionalização de empresas familiares de pequeno e de médio portes. Para atingir o objetivo proposto relatamos brevemente a evolução do setor de serviços no mercado internacional para destacar a importância destas empresas nas últimas décadas. A seguir são apresentadas as teorias de internacionalização agrupadas em abordagens de viés econômico e abordagens de viés comportamental. Ao final, o artigo tece considerações acerca do conceito de empresa familiar no Brasil para problematizar o processo de internacionalização adotado. Concluímos que as empresas familiares são conservadoras e avessas ao risco, vendo a expansão internacional como decisão incerta pela falta de informações em relação ao processo e aos mercados externos. Em paralelo, faltam aptidões e conhecimentos gerenciais para administrar a entrada nos mercados internacionais.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2966
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/490
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.