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Título: Made in China: um Estudo sobre o “Efeito País de Origem” na Introdução da Montadora Chery no Brasil
Palavras-chave: Administração; Marketing; Comportamento do Consumidor
efeito país de origem; automóveis; Chery; netnografia.
Descrição: O presente estudo investiga o efeito de país de origem no processo de introdução de marcas em novos contextos nacionais, a partir da análise do caso da marca Chery e de sua chegada ao mercado brasileiro. Para isso, utiliza-se abordagem qualitativa, a partir da netnografia, com o objetivo de compreender como as comunidades relacionadas à Chery elaboram significados positivos e negativos em relação à marca. A pesquisa evidencia que a marca Chery esteve fortemente associada à China, algo que pode ter sido reforçado pela entrada simultânea de outras montadoras chinesas no país (JAC e Lifan). O trabalho propõe uma tipologia de consumidores a partir de duas dimensões distintas: i) relação do consumidor internauta com a marca, e ii) conhecimento técnico a respeito de carros. Assim, descreve os perfis “apaixonado”, “embaixador”, “revoltado” e “depreciador”. O trabalho analisa ainda a estratégia de oferta de carro completo, e como ela é discutida a partir do conceito de cidadania e do direito do consumidor.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2996
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/772
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