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Título: Análise do Conteúdo da Comunicação de Processos Seletivos para Programas de Trainees
Autor(es): CNPq
Palavras-chave: Administração; Gestão de Pessoas
programas de trainees; recrutamento; gestão de recursos humanos; encaixe pessoa-organização; jovens.
Descrição: Os programas de trainees têm sido amplamente utilizados pelas organizações para a atração de jovens profissionais. Com base na literatura sobre atratividade do empregador, que se insere no processo de recrutamento de pessoas, e partindo da reconhecida importância do encaixe pessoa-organização, o presente estudo teve por objetivo analisar o conteúdo da comunicação de anúncios e de cartazes informativos de 75 processos seletivos para programas de trainees. Duas vertentes foram levadas em consideração na análise: como as empresas procuram atrair potenciais candidatos e como traçam o perfil dos profissionais desejados. Com relação às características da empresa e do trabalho usadas para atrair candidatos, apenas quatro – perspectivas de crescimento e de carreira, desenvolvimento pessoal, tamanho da empresa, e presença global – responderam por quase metade das menções (46%). Sobre o perfil desejado, verificou-se que poucas empresas se preocuparam em detalhar o tipo de candidato que procuram para compor seus quadros. Esses resultados, em seu conjunto, evidenciam uma situação que tende a ser prejudicial tanto para empresas como para candidatos. Enquanto as empresas não conseguem apresentar-se de forma diferenciada, também acabam por dificultar o processo de escolha dos jovens em início de carreira. 
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3014
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/1077
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