Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br:80/crc/handle/123456789/3031
Título: Como Escolho meu Carro? Uma Análise do Processo de Tomada de Decisão Familiar sob a Perspectiva do Paradigma de Curso de Vida
Autor(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: Administração; Marketing; Comportamento do Consumidor;CCT; Comportamento do Consumidor; Método dos Itinerários; Curso de Vida; Processo de Tomada de Decisão.
Descrição: Apesar de ser objeto de estudo comum dentro do campo de comportamento do consumidor ao longo dos anos, as pesquisas em tomada de decisão enfocaram principalmente o momento da compra, ignorando a influência de aspectos culturais, sociais e simbólicos no processo de escolha. Ainda que, a partir de 2005, com o surgimento da Teoria da Cultura do Consumidor (Consumer Culture Theory - CCT), tais pontos tenham passado a ser tratados e estudados, a pesquisa sobre decisão ainda não incorpora o estudo de efeitos de momentos de transição ou de mudança de vida sobre os processos de escolha do consumidor. A fim de preencher tal lacuna, o paradigma de curso de vida busca analisar a trajetória de vida como tendo forte influência no processo de consumo. O presente estudo, portanto, objetiva analisar o processo de decisão de compra através do curso de vida, tendo como base a compra de um novo automóvel. Para tal finalidade, optou-se pelo método dos itinerários, dentro do qual foram realizadas 28 entrevistas em profundidade nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de São João del Rei (MG), a fim de serem obtidas diferentes trajetórias de vida. A partir dos relatos foi possível perceber dois fatores de influência sobre a tomada de decisão - papel de provedor e nível de identificação com a categoria - que se mostraram variantes quando analisados em determinados momentos de transição dentro da trajetória de curso de vida dos consumidores.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/crc/handle/123456789/3031
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/1555
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.