Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3037
Título: | Possibilidades e Desafios para Uma Abordagem Andragógica no Ensino em Administração e Contabilidade |
Palavras-chave: | Administração; Ensino em Administração. Andragogia; Pedagogia Tradicional; Administração; Contabilidade; Ensino Superior |
Descrição: | A andragogia é uma abordagem teórico-metodológica voltada para a educação de adultos, e estabelece que esse público adquire novos conhecimentos incorporando-os aos saberes práticos, de forma autônoma, participativa e a partir do compartilhamento de experiências. Já quando se trata da pedagogia tradicional, seu modelo mais comum institui uma hierarquia de conhecimentos e autoridade do professor sobre o aluno, cabendo a esse último o papel passivo de absorção das informações passadas. O presente estudo objetiva descrever e analisar a concordância de estudantes de Administração e de Contabilidade sobre pressupostos da andragogia e da pedagogia tradicional, bem como a percepção sobre qual dessas formas de ensino-aprendizagem se manifesta mais proeminentemente na instituição onde estudam. Os resultados indicaram que, embora os alunos apresentem concordância maior com os pressupostos da andragogia, o ensino que vivenciam na educação superior ainda apresenta características mais marcantes da pedagogia tradicional. Esse quadro instiga reflexões a respeito das possibilidades e desafios para adoção de uma prática andragógica no ensino superior. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3037 |
Outros identificadores: | http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/2177 |
Aparece nas coleções: | Revista Adm Made - UNESA |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.