Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3037
Título: Possibilidades e Desafios para Uma Abordagem Andragógica no Ensino em Administração e Contabilidade
Palavras-chave: Administração; Ensino em Administração.
Andragogia; Pedagogia Tradicional; Administração; Contabilidade; Ensino Superior
Descrição: A andragogia é uma abordagem teórico-metodológica voltada para a educação de adultos, e estabelece que esse público adquire novos conhecimentos incorporando-os aos saberes práticos, de forma autônoma, participativa e a partir do compartilhamento de experiências. Já quando se trata da pedagogia tradicional, seu modelo mais comum institui uma hierarquia de conhecimentos e autoridade do professor sobre o aluno, cabendo a esse último o papel passivo de absorção das informações passadas. O presente estudo objetiva descrever e analisar a concordância de estudantes de Administração e de Contabilidade sobre pressupostos da andragogia e da pedagogia tradicional, bem como a percepção sobre qual dessas formas de ensino-aprendizagem se manifesta mais proeminentemente na instituição onde estudam. Os resultados indicaram que, embora os alunos apresentem concordância maior com os pressupostos da andragogia, o ensino que vivenciam na educação superior ainda apresenta características mais marcantes da pedagogia tradicional. Esse quadro instiga reflexões a respeito das possibilidades e desafios para adoção de uma prática andragógica no ensino superior.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3037
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/2177
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.