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Título: Custos Previstos versus Custos Reais: O Caso de uma Franquia de Fast-Foods
Palavras-chave: Custos; Contabilidade; Contabilidade Gerencial
Custo Real; Custo Previsto; Fast-Foods; Ponto de Equilíbrio
Editora / Evento / Instituição: UFPB
Descrição: No que diz respeito às franquias, muito se tem discutido sobre o aparato mercadológico e contábil que envolve a relação entre franqueadores e franqueados, em especial, ao que trata da rentabilidade. Diante da necessidade de novas contribuições para o tema, este estudo teve por objetivo investigar uma franquia do ramo de fast-foods quanto à compatibilidade entre o custo dos produtos previsto pelo franqueador – antes do início das operações comerciais – e o custo real dos produtos vendidos pelo franqueado – após o início das operações comerciais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em formato de estudo de caso, exploratória no modo como foi conduzida e descritiva no modo de análise. Por meio de uma análise documental de dados secundários, coletados junto ao franqueado, constatou-se que a matriz (franqueador) estabelece um modelo de preço para os produtos com base unicamente no custo da matéria-prima utilizada na produção, negligenciando os demais fatores que influem diretamente na composição dos custos totais. De tal modo, compreende-se que o custo real praticado pelo franqueado é notadamente superior ao que fora inicialmente previsto pela franqueadora, o que afeta diretamente o ponto de equilíbrio da franquia analisada.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3044
Outros identificadores: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/22922
Aparece nas coleções:Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB

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