Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3080
Título: Análise Técnica e Eficiência dos Mercados Financeiros: Uma Avaliação do Po-der de Previsão dos Padrões de Candlestick
Palavras-chave: Finanças; Finanças Corporativas; Métodos Quantitativos
Padrões de Candlestick; Eficiência dos mercados financeiros; Análise Técnica
Editora / Evento / Instituição: UFPB
Descrição: Talvez a mais controversa discussão na área financeira seja a Hipótese de Mercados Eficientes (HME). Esta hipótese implica que o preço corrente de um ativo reflete plenamente todas as informações que estão disponíveis publicamente sobre os aspectos econômicos fundamentais que afetam o valor do ativo, isto é, a moderna teoria de finanças e os estudos econométricos não permitiriam a obtenção de retornos acima da média do mercado de forma persistente. A proposta deste trabalho é primeiramente testar a eficiência do mercado de ações brasileiro na forma fraca para posteriormente avaliar o uso dos Padrões de Candlesticks como estratégia de investimento, utilizando dados diários entre 01/01/2000 e 31/12/2009. No trabalho foram selecionados os vinte ativos de maior liquidez da BM&FBovespa. Os resultados contestam a HME e demonstram que apenas dois, dos sete Padrões de Candlestick selecionados, obtiveram rendimentos sistemáticos acima da média do mercado.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3080
Outros identificadores: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/26015
Aparece nas coleções:Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.