Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3132
Título: Impacto na Análise econômico-financeira do Não Reconhecimento dos efeitos da inflação: O caso COPESUL no período 1999 - 2003
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar como as variações monetárias afetam os indicadores econômicos- financeiros, evidenciando a qualidade informativa da correção monetária integral nesse caso. É de compreensão do meio acadêmico que em ambientes inflacionários a utlização do custo histórico pode resultar em interpretações distorcidas das demonstrações financeiras. A correção monetária, extinta em 1995. corrigia as contas do permanente e do patrimônio líquido das demonstrações financeiras para que melhor evidenciassem a "real" situação do patrimônio das empresas. Com o fim de tal prática, os resultados das empresas passaram a apresetar variações, não obstante seus indicadores de desempenho sofrem um efeito em cascata, também revelando tais variações. Essas questões são tratadas aqui através de um estudo de caso , em particular o caso da Companhia Petroquímica do Sul ( COPESUL), onde serão analisados alguns indicadores de desempenho calculados a partir do método da correção integral e da legislação societária. Os resultados mostraram que alguns indicadores apresentam diferenças relevantes entre as duas metodologias, o que pode vir a afetar, negativamente, o processo de tomada de decisão e de escrituração contábil.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3132
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/161
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.