Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3240
Título: Características da Personalidade de Estudantes de Ciências Contábeis: Análise do Conhecimento Baseado no Modelo Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: A aprendizagem é intrínseca à natureza humana e se concretiza num ciclo durante as diversas etapas da vida. Se este ciclo é interrompido ele passa a ser apenas biológico, não mais integral, biológico, social e espiritual, renunciando assim seu potencial criador. As diretrizes curriculares definidas para a formação do Contador estabelecem objetivos, que, para serem alcançados, necessitam mais do que infra-estrutura física, requer estudantes motivados. Uma das formas de motivar alunos constitui-se de estratégias de aprendizagem cooperativas ou colaborativas. Neste estudo utilizou-se o modelo MBTI para se mensurar este grau de motivação. Foram aplicados 524 questionários com estudantes de instituições públicas, privadas e confessionais nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Paraná. Os dados foram tabulados com o auxílio do SPSS e as variáveis foram analisadas utilizando o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis com nível de significância de 5%. Investigou-se tipos de personalidade que estão associados com posturas de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, percebidos por esses estudantes, quando segregados por gênero, natureza e localização da instituição de ensino e maturidade acadêmica. Ao final chegou-se à conclusão que os extrovertidos, flexíveis bem como os fortemente extrovertidos, intuitivos e flexíveis, não valorizam as estratégias de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, ao contrário daqueles que são introvertidos que disponibilizam suas qualidades visando o aprendizado do grupo.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3240
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/283
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.