Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3401
Título: Um Estudo do Padrão de Volatilidade dos Principais Índices Financeiros do Bovespa: uma Aplicação de Modelos ARCH
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: A volatilidade é uma das ferramentas estatísticas mais importantes para os agentes econômicos que atuam no mercado de ações. Freqüentemente, observam-se comportamentos assimétricos da volatilidade, como: períodos de intensa volatilidade após períodos de quedas nos preços, ao passo que a volatilidade não é tão alta em períodos de alta nos preços, e choques positivos e negativos gerando efeitos diferentes sobre a volatilidade. Tais comportamentos assimétricos podem ser capturados pelos modelos GARCH, TARCH e EGARCH, variantes do modelo ARCH. Neste contexto, partindo-se da premissa de que a análise risco-retorno compreende um dos critérios relevantes de decisão dos investidores, este estudo se propôs a analisar o padrão da volatilidade dos índices de ações do mercado brasileiro, no período 2006-2007, notadamente o Índice Bovespa (IBOVESPA) e os índices setoriais: Índice de Energia Elétrica (IEE), Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), Índice do Setor Industrial (INDX) e o Índice de Telecomunicações (ITEL). Para todos os índices analisados, os modelos estimados evidenciaram que o movimento do mercado no dia anterior influencia a volatilidade corrente. Os modelos assimétricos evidenciaram o efeito alavancagem em que os retornos negativos estão mais associados aos aglomerados de volatilidade, isto é, choques negativos provocam maior instabilidade no mercado de ações. Constatou-se que os modelos simétricos e assimétricos têm estimativas razoavelmente similares, evidenciando que o resultado empírico corroborou as expectativas teóricas.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3401
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/24
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.