Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3470
Título: A INTENÇÃO DE USO DO MOODLE: UM ESTUDO COM ALUNOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ
Palavras-chave: Plataforma Moodle. TAM. Alunos.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: O presente artigo tem como escopo investigar a intenção de uso da plataforma Moodle pelos alunos uma Universidade Estadual do Paraná. A pesquisa foi realizada fundamentando-se no modelo teórico de aceitação da tecnologia (TAM) estendido com três variáveis externas, sendo elas: utilidade percebida por professores pelos alunos, compatibilidade percebida e treinamento. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário traduzido do estudo de Escobar-Rodriguez e Monge-Lozano (2012) aplicado diretamente a 198 alunos de Turismo, Administração e Contabilidade. Para análise das hipóteses replicadas, utilizou-se estatística descritiva e equações estruturais por meio de PLS. Os resultados mostram que na percepção dos alunos, a plataforma Moodle é útil e fácil de usar impactando na intenção de uso; que as variáveis externas, utilidade percebida dos professores pelos alunos exerce efeitos positivos e significativos na utilidade e intenção de uso, enquanto que o treinamento relacionase positivamente e significativamente com a utilidade e a facilidade de uso. Entretanto, ressalta-se que para a variável compatibilidade percebida foi encontrado coeficientes de caminho significativos, porém negativos tanto com a utilidade quanto com a facilidade percebida pelo motivo da escala desse construto ser analisado de forma invertida. Conclui-se que os resultados validaram o modelo estrutural da pesquisa e coadunam parcialmente com os achados de Escobar-Rodriguez e MongeLozano (2012), contribuindo assim para a literatura referente aos recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3470
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/242
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.