Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4746
Título: O Papel da Tecnologia da Informação na Formação do Profissional de Ciências Contábeis: um Estudo sobre as Percepções dos Professores das IES da Cidade do Rio de Janeiro
Editora / Evento / Instituição: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
Descrição: O objetivo geral desse trabalho é mensurar a importância atribuída por professores de cursos de ciências contábeis a competências sobre Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação para a formação profissional dos contadores e examinar o modo como tais competências são desenvolvidas em suas disciplinas. Por meio de revisão de literatura no Brasil e no exterior, levantou-se os tópicos de Sistemas de Informação considerados essenciais à formação do profissional contábil e elaborou-se um questionário que foi utilizado nas entrevistas com os professores de duas instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. O estudo também abordou a percepção dos educadores sobre as importâncias de conhecimento e utilização de várias categorias de software para a formação dos futuros contadores. Os resultados sugerem que é necessária uma reestruturação do conteúdo de disciplinas para integrar os tópicos de Sistemas de Informação e Tecnologia de Informação com o conteúdo atualmente abordado nelas, a fim de atender às novas necessidades dos profissionais da área contábil. Em alguns casos tais mudanças acontecem de forma lenta e gradual porque os recursos das instituições não são suficientes.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4746
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/584
Aparece nas coleções:Sociedade, Contabilidade e Gestão - UFRJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.