Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5012
Título: | O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING |
Editora / Evento / Instituição: | Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
Descrição: | O Efeito Framing afirma que postura do ser humano muda com as alterações na forma de apresentação dos problemas. Essa pesquisa consiste em verificar se o ensino de controladoria minimiza os vieses cognitivos acarretados pelo efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade. Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Para a coleta de dados, realizou-se a aplicação aleatória de questionários que continham 3 cenários experimentais junto a uma amostra composta por 103 estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN, sendo 52, do 1º e 2º períodos, e 51, do 7º e 8º períodos. Os resultados revelaram que dos 51 respondentes, que já tinham o conhecimento da disciplina de controladoria, apenas 8% tomaram a decisão errada, a qual correspondeu ao julgamento da decisão de vender no Ceará como uma alternativa de bom negócio, enquanto que os demais, 52, que não tinham esse conhecimento, corresponderam a 29%. Diante dos resultados, pode-se concluir que o ensino de controladoria minimizou a ocorrência de vieses cognitivos decorrentes do efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade da amostra pesquisada e que os gestores podem ser influenciados quando a informação é enviesada, tendo como obrigação a elaboração de informações que não levem a ocorrência desses vieses. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5012 |
Outros identificadores: | https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317 |
Aparece nas coleções: | Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036 |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.