Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6663
Título: Comparação do Nível de Conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos Estudantes Ingressos e Formandos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Ciências Contábeis
Contabilidade Social e Ambiental; Ensino da Contabilidade Social e Ambiental; Educação ambiental.
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
Descrição: A Universidade Federal da Bahia (UFBA) forma uma parte importante dos futuros profissionais, educadores, governantes e gerentes de empresas e instituições do país. Isto implica que a mesma deve proporcionar uma formação compatível com as necessidades reais do mercado e da sociedade, incluindo, portanto, a formação em Contabilidade Social e Ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar e confrontar o nível de conhecimento dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da UFBA sobre Contabilidade Social e Ambiental. Para tanto, optou-se em desenvolver uma pesquisa descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado no segundo semestre de 2009, em dois grupos: alunos ingressos (1º ao 2º semestre) e alunos formandos (7º ou mais semestres), totalizando 129 estudantes. A análise dos dados foi realizada por meio do teste não paramétrico de Mann-whitney de comparação de médias. O resultado do estudo indica que não há diferenças significativas entre as médias de conhecimento entre os grupos de estudantes, exceto o nível de conhecimento sobre evidenciações ambientais. Verificou-se também que há carência de discussão do tema de Contabilidade Social e Ambiental nos componentes obrigatórios da matriz curricular, todavia, há um interesse significativo quanto à inserção de componente curricular que discuta questões relacionadas à Contabilidade Social e Ambiental. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFBA têm pouco conhecimento sobre as questões de contabilidade social e ambiental e, que esse baixo nível de conhecimento, possivelmente, decorre do fato de esse assunto não fazer parte das ementas dos componentes curriculares do curso.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6663
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/GECONT/article/view/2287
Aparece nas coleções:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.