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Título: O IMPACTO DE UM RECALL NA GESTÃO DE MARCA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Palavras-chave: Administração; Marketing.
Recall; Crise de Marca; Efeitos de Problemas de Qualidade
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
Descrição: Com a crescente complexidade dos produtos, do poder do consumidor, da atuação dos órgãos de regulamentação e da preocupação com o brand equity, aumenta a preocupação com o impacto de uma crise de marca gerada por um recall. Uma crise gerada por dano em produto (product harm crisis) causaria um prejuízo ao brand equity, uma vez que é uma manifestação não alinhada ao projeto da marca, que prejudicaria a percepção de qualidade, geraria associações negativas, podendo prejudicar a fidelidade à marca, além do impacto financeiro com queda de ações, perda de vendas direta, perda de vendas em outros produtos sob a mesma marca, redução da eficiência dos investimentos de comunicação e redução na capacidade de atração de novos consumidores. Este artigo é fruto de um estudo de caso único que teve como objetivo investigar as manifestações de consumidores de uma campanha de recall, considerando tanto dados secundários como primários gerados a partir do monitoramento de redes sociais. Os resultados obtidos confirmam o aumento do número de recalls no Brasil, bem como sugerem que as marcas hoje estão mais expostas às opiniões e comentários dos consumidores em função dos meios digitais.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6674
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/GECONT/article/view/2694
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