Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6901
Título: USO DA TEORIA DA AGÊNCIA EM PESQUISAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL: PREMISSAS, LIMITAÇÕES E FORMULAÇÕES ALTERNATIVAS AOS SEUS PRESSUPOSTOS
Palavras-chave: Teoria de Agência. Teorias Sociais. Contabilidade Gerencial.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre o uso da Teoria da Agência nas pesquisas em contabilidade e, mais especificamente, Contabilidade Gerencial no Brasil, traçando considerações a cerca de suas premissas e limitações, bem como apontando outras formulações teóricas para o conceito de agência. Inicialmente a discussão mostra que a Teoria da Contabilidade geralmente é utilizada em combinação com teorias de outras áreas - normalmente econômicas e gerenciais - para sustentar o estudo dos fenômenos contábeis financeiros e gerenciais. Depois de apresentar a Teoria da Agência e suas três vertentes fundamentadas na economia e elencar algumas das principais críticas, são apresentadas outras possibilidades sociológicas para o estudo da agência. Estas perspectivas sugerem novas formas de olhar para: (i) o agente e os elementos que influenciam e explicam a ação humana, (ii) para as estruturas de poder, e (iii) para os níveis de análise. Por fim, o artigo apresenta algumas características de pesquisas em Contabilidade Gerencial no Brasil que utilizam outras teorizações de agência para fundamentar suas investigações, ajustando a profundidade metodológica e o pluralismo teórico necessário para o estudo do fenômeno em Contabilidade Gerencial.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6901
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/279
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.