Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6929
Título: ESTILOS DE LIDERANÇA E O USO DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL: EVIDÊNCIAS DO EFEITO MODERADOR DO NÍVEL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE TOPO
Palavras-chave: Gestores de topo; Estilos de liderança; Sistema de Controle Gerencial; Teoria dos Escalões Superiores.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: Este estudo objetiva associar os estilos de liderança e o nível de formação de gestores de topo no uso do SCG em supermercados familiares, a partir da Teoria dos Escalões Superiores e dos estilos de liderança, transformacional e transacional. Para tanto, realizou-se uma survey tendo como amostra 101 gestores/gerentes ou proprietários de supermercados familiares do Estado do Paraná. Para testar as hipóteses da pesquisa, utilizou-se a modelagem de equações estruturais para uma análise multigrupos, em que a característica observável nível de formação (grupo 1: nível de formação: fundamental e médio; grupo 2: graduação e especialização) moderou a relação. Os achados indicam que níveis menores de formação, quando associados às características do estilo de liderança transformacional, contribuem para o uso de controles culturais e de planejamento. Já os líderes transacionais associam-se ao uso dos controles culturais, cibernéticos e de remuneração e recompensa. Por fim, salienta-se a importância de considerar as especificidades dos grupos, tendo em vista que a combinação de diversos elementos propicia achados mais precisos.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6929
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/420
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.