Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7183
Título: Performance of students in ENADE 2009: an empirical study from the curriculum content of courses in accounting sciences in Brazil
DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENADE DE 2009: UM ESTUDO EMPÍRICO A PARTIR DO CONTEÚDO CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL
Palavras-chave: Curriculum content. Student performance. ENADE Higher education.
Conteúdos curriculares. Desempenho dos alunos. ENADE. Educação superior.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a proporção dos diferentes conteúdos curriculares e o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2009 - ENADE 2009. Buscou-se uma reflexão sobre as varáveis capazes de influenciar o desempenho dos alunos a partir da identificação dos conteúdos curriculares dos cursos, bem como sua aderência ao conteúdo da prova do ENADE. No referencial teórico foram apresentadas discussões relacionadas à evolução do curso de ciências contábeis, à avaliação da educação superior, ao exame do ENADE, à matriz curricular e aos estudos anteriores sobre o tema. Adotou-se uma metodologia de abordagem empírica, e a coleta de dados envolveu a aplicação de questionários via internet; além da coleta de dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. A amostra considerou 149 cursos de Ciências Contábeis 20,41% do total de cursos participantes do ENADE -, sendo que 84,6% são de instituições privadas e 15,4% de públicas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e de regressão linear múltipla. Os resultados apresentados não permitem afirmar se há uma relação entre os conteúdos curriculares cobrados na prova e as notas dos alunos no exame. Esses resultados divergem de estudos anteriores que diziam que a estrutura didático-pedagógica dos conteúdos curriculares pode afetar o desempenho do aluno. Adicionalmente, sugerem que a região do curso influencia no desempenho dos alunos.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7183
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/93
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.