Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7314
Título: Rituais de consumo de lazer e alimentação: espelhos da identidade familiar dos casais ninho vazio
Palavras-chave: Marketing
identidade familiar, casais ninho vazio, rituais de consumo, lazer, alimentação.
Descrição: Neste artigo busca-se compreender de que forma os rituais de consumo de lazer e de alimentação expressam a identidade familiar dos casais ninho vazio paulistas. Para tanto, emprega-se uma pesquisa exploratória de vertente qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com seis casais ninho vazio das classes A e B. A interpretação dos dados ocorre através da técnica da análise de conteúdo. Como evidências deste estudo destacam-se os vínculos entre o estágio no ciclo de vida desses casais e a identidade familiar, onde prevalece a identidade do casal, que estão mais próximos pelo fato de os filhos estarem adultos e independentes. Utilizou-se o tripé que ancora a identidade familiar: estrutura (família tradicional, marido, esposa e filhos, agora adultos e independentes); orientação geracional (família patriarcal, com origem na base da pirâmide; ao homem cabe o provimento da família, à mulher, cuidar dos filhos e do marido); e caráter da família (valores tradicionais).  Os rituais de consumo de lazer/viagens e alimentação comunicam a conjugalidade, pois atendem prioritariamente às necessidades e aos desejos do casal e, consequentemente, denotam os seus estilos de vida.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7314
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/3457
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.