Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7329
Título: Uma análise da relação entre a flexibilização dos arranjos laborais, a qualidade do ambiente de trabalho e a exaustão do trabalhador
Palavras-chave: Administração; Gestão de Pessoas.
Esgotamento do trabalhador; homeworking; home-office; horário flexível; relações humanas no trabalho.
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência da flexibilização dos arranjos laborais e da qualidade do ambiente de trabalho sobre o grau de exaustão emocional dos trabalhadores. Como método de pesquisa, conduziu-se uma survey. A população do estudo incluiu os indivíduos que estavam empregados no momento da coleta de dados, habitantes dos municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo, Brasil. Para análise dos dados, optou-se pela Modelagem de Equações Estruturais, testando-se um modelo completo de variáveis latentes. Os resultados obtidos indicaram que a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e a flexibilização dos arranjos laborais reduzem a exaustão emocional dos trabalhadores. Além disso, observou-se que a flexibilização dos arranjos laborais, ao invés de ampliar eventuais conflitos e o isolamento social, contribui para a formação de uma percepção mais favorável do indivíduo a respeito da qualidade de seu ambiente de trabalho.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7329
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/4543
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.